"O Modelo BITE de Controle Autoritário", de Steven Hassan

‘The BITE Model of Authoritarian Control’,  texto acadêmico, em inglês, sobre influências indevidas e controle mental — disponibilizado gratuitamente (link ao final).

 

BITE
Madhav-Malhotra-003, CC0

(Para o post “Combatendo o Controle Mental das Seitas”, de Steven Hassan, clique aqui.)

A sigla BITE, criada por Steven Hassan, se refere ao controle, pretendido pelas seitas, do comportamento (Behaviour control), da informação (Information control), do pensamento (Thought control) e das emoções (Emotional control) dos seus seguidores.

Quando se fala em seitas destrutivas, alguns retrucam: “é coisa de filme de terror americano, aqui não tem”. Infelizmente "tem". Há mesmo as “importadas”, mas influências indevidas de grupos e de seitas são mais comuns do que se possa imaginar.

Tornam-se mais visíveis quando uma personalidade pública vai à mídia para denunciar os abusos desta ou daquela “igreja”. Ou quando adquirem status de escândalo criminal nacional e chegam à grande mídia.

Não há muitas obras de estudo sobre o assunto disponíveis em português, embora o tema se cruze com o do assédio moral e o das relações abusivas, bastante populares na internet. Uma referência importante é ‘Combating Cult Mind Control’ (“Combatendo o Controle Mental das Seitas”), também de Steven Hassan.

Para não ficar somente com um único autor, outros dois:
– ‘Take Back Your Life: Recovering from Cults and Abusive Relationships’ (“Pegue de Volta sua Vida: Recuperando-se de Cultos e Relações Abusivas”), de Janja Lalich e Madeleine Tobias. Há também versão em espanhol.
– ‘Let’s sell these people A Piece of Blue Sky: Hubbard, Dianetics and Scientology’ (“Vamos Vender a Estas Pessoas um Pedaço do Céu Azul: Hubbard, Dianética e Cientologia”), de Jon Atack. Há também versão em espanhol.

Em português, alguns livros relatam experiências pessoais como, por exemplo, ‘Seita’, de Paula Picarelli.

A tese sobre o modelo BITE está disponibilizada gratuitamente aqui.

Outros Recursos

Neste link há uma lista e um mecanismo de busca sobre seitas:
https://www.culteducation.com/group.html

Estes links também contêm informações sobre como se defender de seitas e grupos destrutivos:
https://www.culteducation.com
https://www.icsahome.com
https://www.youtube.com/user/cultcast
https://freedomofmind.com
http://www.cults101.org
https://www.aiiap.org [em espanhol]

 

- - -

Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Psychology_Word_Cloud.png
Madhav-Malhotra-003, CC0, via Wikimedia Commons.
 
Licença Creative Commons
A parte textual deste post está protegida sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Consulte link para mais informações.